terça-feira, 10 de agosto de 2010

A volta dos que não foram

Olá, blogonautas!

Cá estou eu na atividade solitária de escrever. Voltei de férias...na verdade, voltei com força total. O importante da volta é acreditar que você é capaz de mudar, que pode voltar com a mesma motivação de sempre.
Bem, não vou falar sobre nada hoje. Quero contar que estou estudando bastante para escrever para vocês. Recomendo os seguintes livros:
A dieta do abdômen para mulheres de David Ziczenko. Ele é consultor da famosa revista Women´s Health. Aliás, é uma publicação super legal pra motivar a quem quer começar a fazer alguma atividade física. Esse livro auxilia a fazer uma reeducação alimentar e orienta inclusive como começar uma atividade física.

Ambos os livros falam sobre reeducação alimentar e sobre exercícios. Então, meninas, não há solução milagrosa. Como eu costumo dizer: se você teve todo esse trabalhão para colocar quilos e quilos de gordura a mais no corpo, vai ter que ter mais trabalho pra tirar. Então, força e não desista. Para manter um corpo saudável, deve-se investir tanto naquilo que entra, quanto como você vai fazer pra eliminar ou queimar as coisas que não servem. E não é só queimar, mas manter um corpo mais leve, mais disposto, menos cansado.
Olha só, crianças, faz 6 meses que estou frequentando academia. Não tive grande mudança de peso, mas minha vida mudou. Não tenho mais dor nas costas, durmo melhor, tenho mais disposição, mais força, mais resistência. E não é que ganhei massa muscular!?
Uma outra publicação mensal que recomendo APENAS PARA MULHERES é a W Run, uma revista de corrida para mulheres. A do mês de agosto falam de mulheres que perderam peso com o auxílio da corrida. Muito legal e sem truques! Afinal, regime de fome para perder 4kg em uma semana não funciona, você vai estar perdendo apenas água e não modificando seu corpo.
Bem, voltei, meninas! Aguardem pelos próximos posts...

Um beijo e um queijo, blogonautas!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Nutrição para aqueles que treinam

Olá, blogonautas!

Tudo certinho com o treino? Estão comendo direitinho? Bom, pra quem treina, é importante uma ligeira mudança na dieta, afinal, é necessário um aporte calórico e uma reposição protéica importante. Não adianta ficar fazendo regime de fome, porque, caso você se revolte contra à sua dieta, você vai comer como um louco e descontar tudo o que não comeu. Além de fazer uma dieta para emagrecimento progressivo, deve-se fazer uma dieta que seja repositora dos nutrientes que se consome durante o exercício físico. Reposição nutricional, não significa reposição calórica. Senão, para que raios emagrecer? Ehehehe!!!
Antes do treino, é importante não entrar com fome. O consumo do exercício é desviado não para o consumo de gordura. Se a cada 2 a 3horas deve-se fazer uma refeição, não se pode entrar no treino sem ter comido há mais de 3 horas. O bom é consumir uma fruta 1 hora antes de iniciar o exercício.
Ah, sim, o mais importante, além disso, é a hidratação. Uma hora antes de iniciar o treino, deve-se fazer um consumo importante de água. Aquela garrafinha de 500ml já está de bom tamanho. Durante o treino, água a vontade, porém aos poucos e sem encher o estômago.
E após o treino? Importante consumir um carboidrato de rápida absorção. Recomenda-se um achocolatado que, além de, fazer a reposição de carboidrato pra continuar a "queima" após o exercício, tira a fissura por doce. A próxima refeição deve ter, certamente, uma proteína associada. Carnes brancas são altamente recomendadas. Claro que deve ter fibras em quantidade importante e carboidrato, mas a quantidade de fibras deve proporcionar satisfação, ou seja, um prato colorido com legumes e verduras deve compor essa refeição. Deve-se também continuar a prestar atenção à hidratação, já que devemos evitar a desidratação após o treino. Dores de cabeça, lentidão, falta de apetite e inquietação são sinais de desidratação. Mantenha sempre uma garrafa de água por perto. Verifique se o peso antes e depois do treino. Se houver diminuído, essa perda ocorreu em água e não se pode haver perda de peso imediata. A reposição hídrica durante o treinamento deve ser de forma que não haja uma perda de peso significativa. Mais de 1kg é uma perda que requer cuidados com a hidratação. Se 1000ml de água corresponde a 1kg, para cada kg de perda, deve-se repor 1litro de água. Calma...devagar, aos poucos. Não adianta encher o bucho de água durante o treino, porque isso também prejudica o rendimento.

Bom, mudando de assunto, mais um fim de semana está chegando e, com ele, o dia das mães! Parabéns a todas as mães estejam elas presentes ou não...curtam esse dia com elas e todos os outros também!

Ósculos e amplexos!




Pensem nisso!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O que treinar? Como treinar?

Aos meus queridos blogonautas, saudações...

Bom, chegamos ao assunto que me agrada...o que treinar? Independentemente do seu propósito com o treinamento, o importante é se mexer. Se você colocou na sua cabeça que é importante manter uma atividade física para viver melhor, muito bom! Agora você deve estabelecer o que pretende com o treinamento. Emagrecimento, condicionamento, manutenção do peso e da massa muscular ou ganho de massa muscular. Existem outros objetivos embutidos, como correr 10km ou participar de uma maratona, esses são objetivos de longo prazo que são bons pra manter o ânimo pra continuar.  
Começar um treino pode ser doloroso sim em termos físicos, mas o começo é sempre mais difícil, mas depois de duas semanas, seu corpo começa a se acostumar e as dores começam a diminuir e você até suporta melhor.
Bom, vou falar um pouco do treino de corrida que é o que estou fazendo. Para iniciar a corrida, você, blogonauta, não pode sair querendo correr uma maratona se você nunca correu, eu sei que é óbvio dizer isso, mas tem gente que não acha que é tão óbvio assim. Deve-se começar com caminhada, aquela caminhada de 30min de 3 vezes por semana. É importantíssimo manter os treinos alternados, o que se chama de cross training. Nos dias em que você não corre, você realiza outra atividade física, afinal, pra que raios manter o coração batendo devagar? Emoção! Emoção sempre!
O treino de caminhada deve mudar a cada semana ou aumentando o tempo ou aumentando a potência com ladeiras, porém progressivamente. Acrescentando 5 a 10min ao novo treino.
Na quarta semana, o trote leve pode ser introduzido...1min/2min. Não se empolgue, futuro corredor. No momento do treino, a gente se empolga e acha que pode correr sempre um pouco mais.  Deve-se manter uma rotina de treino e, muito importante é sentir-se confortável. Dor após a atividade física é sinal de que você teve lesão na musculatura, porém o mais importante é o DESCANSO após o treino, 24h de intervalo é necessária, a não ser que você vá competir no desafio do pateta ( depois eu conto dessa! ).
Ah, antes que você se sinta ludibriado quando falo em lesão, essa lesão não é algo que vai debilitá-lo e, a longo prazo, não determina nada mais grave. É algo normal...sabe aquela dor muscular de dormir em posição ruim no colchão? A mesma coisa. Não vale recorrer a remédios, não faça isso sem o conhecimento do seu médico. Sim, importante também a avaliação física dele.
Se você está acima do peso, tome cuidado, porque nem todo o obeso pode correr, caso contrário, quem paga o pato são os pobres dos joelhos. E eles não tem nada a ver com o fato de você ter decidido correr, não é? Ehehehehehe!!!!!
Depois de ter introduzido os trotes leves, os trotes devem evoluir pra após umas 12 semanas do início do treino, mas com aumento progressivo desse trote leve até completar 10min.
A partir de então, você deve iniciar uma corrida leve. Como trotar e como correr? Bem, no trote, você tem fôlego pra falar e na corrida leve, você diz frases curtas. Sacou?
Bom, a partir disso, você tem condições de correr.
Claro, antes de tudo isso, crie planilhas de treino. O link que deixei é de uma revista especializada cujo site mantém planilhas de treino para quem não tem base de onde começar. Uma coisa legal que estive lendo sobre corrida é que além de desenhar o treino, é legal escrever comentários sobre a corrida. Como você se sentiu, com quem estava correndo, se foi um treino que não rendeu tanto ou que rendeu bem...o importante é ouvir o corpo nesse momento.
Mudando ligeiramente de assunto. Para as moças que vestem tamanho acima de 42 ( afinal, Meg Cabot diz e eu assino embaixo tam 42 não é gorda! ) e se sentem bem assim, por favor, continuem se gostando, mas não deixem de fazer atividade física. Existem muitas mulheres nessa condição, que não abrem mão de comer um pouco mais ou de comer um brigadeiro a mais. Ah, aqui vai um desfile de moda de modelos plus size, adorei particularmente o último vestido preto e branco que dá a ilusão de que a modelo tem mais cintura, mais não...é praticamente o desenho de um espartilho.
Ah sim...uma polêmica que rolou no mês passado na moda foram as fotos da modelo Lizzie Miller, uma moça alta e grande que foi CONSIDERADA GORDA INCLUSIVE PARA SER MODELO PLUS SIZE. Até na moda para "gordas" já estão inventando moda, vê se pode!

Aqui vão alguns textos:
Curvas, o retorno.
The wobbly bits that shook the world
To fat to be a model?

Ósculos e amplexos com carinho!



E eu não disse que existe o desafio do pateta?

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Obesidade e seus riscos

Olá, blogonautas de plantão!

Desculpe minha ausência tão longa, mas eu estava entretida com a leitura de alguns livros, material para estudo para enriquecer meu blog e entretida com meu treino de academia. Aliás, treino que tem gerado ótimos resultados.
Sabe-se que a obesidade é uma condição que leva a muitos riscos causados por suas comorbidades. A tríade clássica ( como a chamo carinhosamente ) é formada por hipertensão, diabetes e dislipidemia.
A hipertensão ou pressão alta, diagnosticada, a princípio, como pressão arterial acima de 140X90 mmHg ou 14X9 cmHg ( existem outros parâmetros para diagnóstico que não vamos abordar aqui ) está associada a algumas doenças cardíacas e vasculares como derrames, infartos, insuficiência cardíaca, enfim, doenças que podem debilitar e deixar sequelas, podendo até matar.
O diabetes é uma doença causada por uma deficiência do pâncreas em produzir o hormônio denominado insulina. Bem, a produção escassa de insulina ou, simplesmente não produção, leva ao acúmulo de glicose no sangue levando a uma série de complicações. Dentre as complicações mais importantes, estão as complicações vasculares como a retinopatia diabética, os derrames ( acidentes vasculares cerebrais ), nefropatia diabética e, novamente, os infartos e também as complicações neurológicas como a neuropatia diabética, à qual se associa o tal do "pé diabético" .
A dislipidemia não é nada mais que o desbalanço do colesterol no sangue. Sim! Temos gordura no sangue...afinal, o sangue é um tecido. Porém, todavia, contudo, meus amigos, existem colesteróis e colesteróis...por isso mesmo chamo de desbalanço e, nessa balança, está ganhando o colesterol ruim, chamado LDL ( low density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade ). Esse lipídio ( popularmente chamado gordura ) de baixa densidade é o tal do mau colesterol, aquele que se deposita nos vasos e leva à ATEROSCLEROSE ( não é arteriosclerose, por favor ), processo inflamatório dos vasos que, agravado por essas condições todas ( hipertensão, diabetes, dieta inadequada, sedentarismo, obesidade ), pode levar às doenças cardiovasculares que abordamos lá em cima, isto é, infarto e acidente vascular cerebral.

Esclarecida a tríade clássica, gostaria de reforçar alguns pontos...

Todos esses problemas podem ser evitados ( ou driblados no caso de quem já possui alguma complicação )com uma mudança de HÁBITOS DE VIDA com a adoção de EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES. É triste ouvir isso!? Não existem segredos...as pessoas querem encontrar modos milagrosos de redução de peso, mas não existem. Afinal, ninguém engorda do dia para a noite e ninguém engorda comendo um quadradinho de chocolate uma vez por semana sem ter outros fatores que reforcem o ganho de peso como sedentarismo e as más escolhas alimentares a mesa.

Ah, sim...mesmo para os magrinhos sedentários isso é válido, já que a barriga pequena não denuncia o risco cardiovascular ( aliás, é mais perigoso, porque você nem tem aviso prévio!!! ).

Sugestão para o seu coração e o seu cérebro e a sobrevivência saudável deles: comece seja por qualquer atividade física que vc goste. Dança, caminhada, corrida, natação...30minutos do seu dia ao menos 3 vezes ao dia...seu corpo e sua mente vão agradecer. De verdade!

Sugestões para você, blogonauta, se informar melhor sobre o que andei comentando aí em cima:

Portal do diabetes
Sociedade Brasileira de Hipertensão
Cuide da dislipidemia - CPFL

Em breve: sugestões sobre treinos de corrida e outras dicas de alimentação...

Ósculos e amplexos repletos de ânimo!


domingo, 18 de abril de 2010

Dominicanas

Saudações dominicais aos meus seguidores!

Hoje é dia de descanso e, como vocês, eu também descanso, né? Vou lançar algo novo nesse blog. Como domingo é dia de descanso, então vou ajudar vocês a descansar a cabeça também. Como sou uma pessoa que estou constantemente ligada à internet, sempre leio coisas bizarras e acho legal que as pessoas também leiam. Então, aos domingos, queridos, vou comentar e deixar links das notícias mais esquisitas da semana e, também, as mais engraçadas.
Tudo começou com a moça que emagreceu 51kg jogando wii fit. Maravilhoso! Eis aqui uma foto da moça antes e depois, respectivamente, e a matéria.










A reportagem: Britânica diz que Wii Fit salvou sua vida ao fazê-la emagrecer 51 kg 

Agora uma engraçada se não fosse trágica...

Uma moça de 24 anos sofreu uma lesão no nervo pudendo e agora tem a síndrome da excitação sexual persistente. Imagina que essa moça se excita com qualquer vibração de qualquer coisa sem nem mesmo encostar nela e, dependendo das circunstâncias, ela chega ao orgasmo sem nem mesmo se mexer...ahuahuahuahuahua!!!!! Triste...Aqui vai a reportagem: A garota está viciada em orgasmos após acidente com o wii
Essa reportagem não tem qualquer interesse de contar o segredo do transtorno, então pesquisem o termo, se quiser, porque o assunto é, de fato, muito intrigante e, por que não, interessante...

Essa aqui é fresquinha de Domingo! Um casal se casou via internet, explico-me, uma australiana e um britânico tiveram seu casamento celebrado online por outra pessoa em Londres. Eles estavam presos em Dubai por conta do bloqueio aos aeroportos europeus. Aqui vai o link: Noivos se casam online por causa do bloqueio aéreo europeu

E fomos surpreendidos novamente! Ahuahuahuahuahuahuahua!!!!! Estava no site de notícias do interior e olha o que eu vejo! Eu, sósia, sentem e chorem pra rir muito!

Olha o que rola no congresso brasileiro! Congresso Brasileiro quer criar a Lei do Photoshop
Ééééé...para tudo que eu quero descer desse mundo já! Ehehehehehehe!!!! Quando pensamos que não vamos ser surpreendidos, aí é que somos surpreendidos novamente!

Outra não mais importante...os Hanson voltaram! Assistam ao vídeo Thinkin´ About Somethin´
Os Hanson voltaram com um clipe paródia do filme Os irmãos cara-de-pau. Acho que eles até que melhoraram no quesito música... confiram o vídeo. Com vocês, Thinkin´Bout Somethin´

http://www.youtube.com/watch?v=qPt0fFtWG6A&feature=player_embedded

Queridos blogonautas do meu Brasil Varonil...ósculos e amplexos e bom resto de fim de domingo!




Ah, o Domingo acabou, né? Beijos, hum hum! Ósculos e amplexos àqueles que lêem o blog!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aquilo que te levanta da cama de manhã

Aos meus queridos blogonautas, saudações!

Antes de começar o diário de hoje, gostaria de dar os devidos créditos do título da última postagem que inspirou o texto. Minha vizinha e amiga Jaqueline veio com esse título, aparentemente, insano e jocoso. Era uma  piadinha que estávamos fazendo sobre o ritmo que iríamos se comêssemos tudo o que quiséssemos ( "Para um pouquinho! Descansa um pouquinho, come mais um lanchinho! 250 kilos!" ).
Quando escrevo esses posts ou mesmo quando não estou fazendo nada muito importante na internet, sempre fico ligada nas notícias e uma, particularmente bizarra, me surpreendeu, além das muitas outras bizarras que li hoje. Uma senhora de 38 anos moradora de Hampshire na Inglaterra eliminou 51kg em um ano malhando no wii fit. Imagina que um videogame ajudou uma senhora a sair da obesidade mórbida. 
Vocês realmente acreditam nisso!? Balela! Imagina um videogame salvar a vida de uma mulher obesa mórbida...mentira! Engraçado como usamos mecanismos para nos salvar. Ela mesma se salvou. Diante do medo e da situação de imobilidade literal em que ela vivia, ela sobressaiu-se a si mesma e tornou-se uma mulher com um peso adequado e melhorou sua vida. Sua maior motivação foi pensar que, dali a alguns anos, ela não estaria viva para acompanhar o desenvolvimento de suas duas filhas. Ontem, falamos sobre motivação ligeiramente, mas não abordamos a questão especificamente.
Vestir um biquíni que aparece no catálogo da sua grife de preferência é algo muito superficial e passageiro. Mudará junto com a próxima coleção primavera-verão fotografada na SPFW ( São Paulo Fashion Week para os "leigos" ). Claro que almejamos um corpo belo, eu também almejo! Mas sabe que é insustentável, porque:
1. A moda muda e a forma dos corpos mais bem cotados pela opinião pública também mudam. Ontem, Marilyn Monroe e Martha Rocha...hoje Gisele Bündchen e Kate Moss ( É! Eu sei que ela tem anorexia nervosa, mas ainda a imprensa a chama de deusa! )
2. Seu corpo muda com o tempo. Não dá pra ser jovem para sempre, ainda que os Stones tentem.
3. Sua cabeça muda e as motivações de vida também! Nesse bojo, a motivação para ter qualidade de vida, além de um belo corpo, surge mais forte.
4. Convenhamos que ser observado(a) é bom, mas, eventualmente, isso vai passar.
5. Viver, gostar de viver, ter prazer na vida já é um princípio para começar a pensar sobre as suas motivações verdadeiras para mudar a sua vida.
Acordar cedo para trabalhar é uma obrigação para a vida. E acordar cedo para se exercitar ou sair de casa para se exercitar? Não é. Ninguém vai bater na sua porta cobrando horas extras de exercício, a não ser que você seja um educador físico. A motivação não é só algo que vai te fazer levantar da cama, mas vai legitimar a "obrigação", gosto mais de compromisso, que você estabeleceu para si. Afinal de contas, sentir dores musculares, ficar suado, comer direito e eliminar doces e outras guloseimas configuram sacrifícios, porém a motivação está lá para lembrá-lo de que, em última análise, você se ama. Ou não? Senão, trate de se amar de alguma forma, porque o mundo não vai amá-lo se você não tiver auto-cuidado, auto-estima elevada.
Descobri que uma das coisas mais difíceis para mim, certamente é para outras pessoas, é olhar para si mesmo. Olhe para si, enumere suas qualidades, reconheça seus tesouros e exiba-os, por favor!
Pense então...se entreolhe, corteje a si mesmo.



Ósculos e amplexos, blogonautas.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Projeto Preciosa 2011

Saudações aos meus queridos blogonautas!

E mais um post chegando, o fim de semana que vem se aproximando. Mais uma semana se foi e o que fizemos? Estudamos, trabalhamos, enfim, vivemos nosso cotidiano. O que nós fazemos para esse cotidiano ser mais agradável? Alguns leem livros, jogam jogos de tabuleiro, cartas ( Alice vem vindo! ehehehehe!!! ), saem com seus respectivos cônjuges e outros se exercitam ou, quem sabe, todos eles. Na verdade, todos nós praticamos exercício, mas qual a sua motivação para continuar se exercitando? Seus exercícios estão sendo efetivos?
Além de abrirmos nossa alma para os alimentos e tudo de bom que possa vir junto ( companheirismo, emoção, prazer...), é importante que essa alimentação balanceada, nutritiva e que preencham as necessidades calóricas de cada um seja aliada à atividade física regular. Não é só para queimar calorias, mas para tornar as atividades do dia-a-dia cada vez menos penosas ( aquilo que disse sobre sair da rotina ). Afinal, a realidade bate à nossa porta todos os dias no trabalho, nos jornais, nas ruas...a atividade física é uma das formas de se extrapolar essa realidade, ver os problemas de outra forma e até resolvê-los durante o exercício. Difícil é começar, mas assim iniciado, os benefícios são percebidos a curto prazo. A disposição muda, até o modo de encarar a vida é diferente, mais positivo, porque sua auto-estima se eleva nesse processo.
Para os iniciantes, uma caminhada de 20 minutos começando no seu ritmo próprio e ir aumentando o ritmo e o tempo gradativamente, a cada 1 semana ou 1 semana e meia. Quando você vir, você estará correndo sem se sentir cansada. E mesmo que sinta, vai se adaptar e vai começar a ficar prazeroso.
Um plano legal de se começar caminhada pode ser visto no site da women´s health.
É importante que a caminhada ou qualquer exercício tenha embutido nele uma motivação. Participar de uma caminhada de 5km, corrida ou, até mesmo triatlo, deve ser uma maneira de você se manter exercitando. Qual a sua? Emagrecer, ficar igual à Gisele Bündchen são motivações fúteis e pouco eficazes, porque ninguém nunca será a Gisele, mesmo que você emagreça muito.
Depois de exercícios, alimentação adequada e a busca por qualidade de vida, você verá o quanto é recompensador manter uma rotina saudável.
Não sei vocês, mas acho que talvez seja mais importante para as pessoas saberem dos benefícios e o bem estar pessoal do que do ponto de vista médico apenas.
Portanto, se você quer se tornar preciosa para si mesma, levante-se, vá caminhar, desça um ou dois pontos antes do seu trabalho e caminhe ou, por que não correr até o trabalho? Pedalar? O mais importante é você seguir seu treino ou atividade física qualquer mantendo uma motivação na cabeça.

Ósculos e amplexos, blogonautas!





Até amanhã!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Regras para levar para a vida

Saudações aos meus blogonautas queridos!

Não podia deixar de mencionar o dia internacional do beijo, não é? Afinal, aqui é a porta do céu da boca...ehehehehehehe!!!! Não vou me deter muito em falar sobre o beijo, afinal, é algo que não é para se ler sobre e, sim, para se fazer. Portanto, meninos e meninas, beijem muuuuuuuito!
Vamos iniciar os trabalhos, portanto...
Ao inciar uma dieta de reeducação alimentar, além de adaptar o cardápio ao que mais lhe agrada, é importante levar algumas regras na cabeça ou na agenda ou em um caderno:

1) Coma para emagrecer, porque passar fome por horas, além de não desviar o seu catabolismo de forma correta, ainda o faz ter mais fome e descontar nas principais refeições o que você não comeu em outras é muito fácil. É importante não ficar sem fazer refeição por mais de 3 horas.

2) Não pule refeições. O café da manhã, almoço, lanches e jantar tem a mesma relevância. Além disso, evita que você faça o que disse no item 1.

3) Fracione as refeições em, no mínimo, 5 refeições e, no máximo, 6. Além de não o deixar esfomeado para a próxima, você tem calorias necessárias também para realizar o catabolismo ( queimar calorias, tá? )

4) Beba água. Alguns recomendam 8 copos ao dia, para completar os tais dos 2 litros, mas talvez isso não seja tão fácil. Mas beba o máximo de água e deixe para algumas refeições sucos naturais ou chás a disposição. Algumas vezes, o que pode parecer fome é, na realidade, sede.

5) Evite beber grandes volumes de quaisquer bebidas que estejam acompanhando a refeição. Isso só ajuda a aumentar o volume de comida ingerido e diminui sua percepção de saciedade.

6) Mastigue o alimento ao menos 25 vezes por vez. E não fale enquanto coma, assim lentifica o processo de ingestão, dando tempo para o seu cérebro perceber se você está saciado.

7) Incorpore à sua vida bons hábitos alimentares. Prefira fibras e carnes brancas a carboidratos não complexos e gorduras.


8) Mexa-se. Aproveite os momentos em que puder para fazer trajetos a pé, arrume a casa, dance...20minutos de exercícios todos os dias é possível, não use a falta de tempo como desculpa.

9) Quando sentir fome fora de hora, repense...verifique o que o está motivando a comer. Senão, de repente, é mesmo uma fominha fora de hora. Nesse caso, tenha sempre a mão coisas como barrinhas de cereais, gelatina, chás, frutas secas e sementes como castanhas e nozes.

10) Durma bem e durma muito. Ter horários regulares para dormir é importante para que os hormônios que agem durante o sono façam seu ciclo e esses hormônios ajudam no processo de emagrecimento.

11) Permita-se sair da rotina. Seja na vida ou na sua dieta ( digo dieta como hábito alimentar regular ), é importante que nos permitamos alguns agrados. Não passe vontade, mas também não exagere. Doces são bem vindos, desde que você os coma de forma racional. Ah, sim...e quando estiver comendo, aprecie esse prazer o quanto puder.



Para aquecermos, uma sugestão de cardápio aos meus blogonautas:

Café da manhã: suco de frutas + 1 fruta + leite com cereal

Lanche da manhã: 1 fruta ou 1 copo pequeno de suco de frutas ( 300ml ) ou algumas sementes ( 4 a 5 castanhas do pará por exemplo )

Almoço: 1 grelhado ( de preferência carne branca ) + 1 porção ( 8 colheres de sopa ) de arroz e 1/2 porção de feijão + 1 porção de salada. Coma a salada antes de comer o restante da refeição.

Lanche da tarde ( como você vai diminuir a ingesta de carboidratos à noite, aqui você pode colocar algo com carboidrato para não sentir tanto ): 1 fatia de pão integral + 1 fatia de peito de peru ou 1 suco de laranja com mamão ou laranja com beterraba ou laranja com cenoura ou 1 fruta

Jantar: Privilegie as fibras. Pode ser uma salada com folhas, palmito, tomate seco, pimentão, cenoura, beterraba. Não esqueça de acrescentar algo protéico como uma carne magra. Queijo com moderação.
Sopas de legumes também são bem vindas, caldo verde...Evite sopa de batatas ou com queijo.

Lanche da noite: 1 copo ( 300ml ) de chá de erva cidreira/verde/frutas ou 1 iogurte desnatado
Evite café e chá mate. Muita cafeína não é bom para a higiene do sono.

Sugestões:

1) Frutas: laranja, mamão, melão, melancia, maçã, banana, pera.

2) Se não gosta de leite com cereais, como eu, substitua o leite pelo iogurte desnatado. Para quem é constipado, importante é incorporar sementes como a linhaça ou granola. Elas ajudam bastante para regular o ritmo intestinal.

3) Se você é intolerante à lactose, leite de soja.

Aos meus queridos, muitos ósculos e amplexos! Até a próxima postagem!




Mas já que não falei de beijos...ficam aqui algumas sugestões pra quem gosta de ler:

Beijos-Estilo de viver no Bolsa de Mulher

100 Beijos em Paris

Dia do beijo - Wikipédia

No dia do beijo, aprenda dicas e truques com especialistas

Manual do beijo

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tentações...

Uma das coisas que é mais difícil em uma dieta, além de começar, é resistir às tentações
das diversas formas que elas apareçam. O namorado que leva a um restaurante, os amigos
que saem para aquele happy hour de comemoração e confraternização, as festas de
aniversário e, inclusive, as tentações expostas no supermercado.
No meu caso, os meus vizinhos na kitchenette onde eu moro são a minha tentação...convites
para jantar na casa deles é o que não falta e, além disso, apelar para as refeições delivery
é muito fácil quando se mora sozinho.
Fazer dieta, quer dizer, fazer reeducação alimentar é difícil não só porque você tem essas
tentações, mas também, porque é um processo cujo início é marcado pelas privações dos
vícios e adoção de novos hábitos. Porém, esse novos hábitos não podem ser muito díspares
daquilo que a pessoa está acostumada a ter em casa, a não ser que os hábitos dessa pessoa
sejam totalmente não saudáveis. Mas, mesmo assim, deve-se adaptar a dieta ao gosto do
paciente.

A seguir seguem-se algumas dicas para resistir às tentações contra a sua dieta e às tentações
do supermercado.

Refeições em casa: Não adianta se isolar da família e comer escondido para não passar vontade
com o prato alheio. Todos devem saber quando estamos tentando perder peso e dar o seu apoio.
O ideal seria que todos na casa criassem hábitos alimentares mais saudáveis.
Se for uma família toda acima do peso, pode-se propor aos demais que participem do processo.

Almoço no trabalho: Levar a própria comida tem a vantagem de proporcionar maior controle
no cardápio escolhido, no entanto, priva a pessoa do convívio com os colegas e de um momento
de descontração quando pode-se sair da empresa. É possível comer fora sem fazer estragos na dieta.
Em uma churrascaria, por exemplo, basta trocar as carnes gordas pelas magras, e servir-se de salada,
já que as fibras reduzem a velocidade de absorção das gorduras, além de oferecer vitaminas e
minerais que funcionam como importantes antioxidantes.

Festas: No dia, o ideal é fazer as refeições como de costume, para não ter de saciar a fome com o
que for servido na festa. Caso seja servido um jantar, coquetel ou algo que substitua a refeição principal,
prefira os alimentos menos prejudiciais, como os assados, grelhados, cozidos e refogados. Evite salgadinhos
fritos, petiscos embutidos gordos e muitas repetições. Se não houver opções de alimentos saudáveis, coma
devagar, e consuma o mínimo apenas para satisfazer a sua vontade, sem fazer disso uma refeição principal.
Em relação às bebidas, opte por água, suco, refrigerante zero, ou vinho (duas taças, no máximo).

Ofertas no dia-a-dia: É comum recusar qualquer oferta de alimento dizendo "estou de dieta".
Esta resposta mostra algo de vulnerável, temporário, e que pode estar representando um sacrifício. Por isso,
quem insiste, acredita que tem mais chances de convencimento, quase sempre fazendo o comentário
"imagina, você não precisa, está em ótima forma". Prefira responder que aderiu a um estilo de alimentação mais
saudável, reduzindo assim o espaço para insistências. Outra opção é apenas recusar e agradecer, sem
explicações que inspirem pena.

Jantar romântico: Um momento especial não precisa virar um sacrifício. Em um restaurante italiano, por exemplo,
opte por massas sem recheios, ou com recheios magros, como abóbora e mussarela de búfala. Dê preferência aos
molhos à base de tomates frescos, aos brancos, evitando combinações com embutidos suínos (bacon, calabresa, etc),
além de queijo ralado em excesso. Economize calorias pulando o couvert, ou aceitando aqueles que trazem cenoura palito,
mussarela de búfala e azeitonas - mas deixe os pães na cestinha. Em pizzarias, prefira a de mussarela, marguerita, champignon,
rúcula, escarola, atum, shimeji e shitake ou brócolis. Mantenha distância de bacon, portuguesa, calabresa e batata-palha.

Refeições práticas: Cansaço e falta de tempo acabam nos empurrando para escolhas mais rápidas e, quase sempre,
mais calóricas. Para não estragar o regime, procure deixar verduras lavadas, prontas para o consumo, na geladeira. Vale
também comprar hortaliças cruas pré-lavadas, assim como legumes e folhas congeladas. Como acompanhamento, vale
quiche, torta ou um grelhado, além de arroz integral e feijão congelados. Os lanches também podem ser saudáveis e saborosos.
O ideal é usar frios e carnes magras (como peito de peru, rosbife, atum), queijos magros (ricota, cottage, mussarela de búfala,
requeijão light, cream cheese light, etc) e maionese 0% colesterol, além de incluir uma salada crua, com folhas e legumes.
Tudo no pão integral.

Agora, com vocês, as tentações do supermercado

1. Leve uma lista. A maioria de nós deixa de seguir esse conselho, excelente para manter o foco.

2. Olhe minuciosamente as prateleiras. Os produtos populares costumam ter destaques, enquanto os itens light, diet ou com
doses controladas de açúcar e gordura ficam em segundo plano. Portanto, passe um pente fino nas estantes.

3. Não seja escrava dos itens light. Um estudo publicado no jornal norte-americano “Pesquisas de Marketing” descobriu que
pessoas que compram essa categoria de produtos consomem até 50% mais calorias.

4. Sabia que nós, as mulheres, costumamos consumir até 14 mil calorias por ano provenientes de refrigerantes, doces e outras
guloseimas? Solução: evite pegar aquele pacotinho de balas ao lado do caixa enquanto espera sua vez na fila.

Espero que tenham gostado das dicas e, a partir delas, estabelecer um novo compromisso. Parte do texto foi retirado e inspirado por Dieta nunca mais da abril.com

Blogonautas, ósculos e amplexos!

terça-feira, 23 de março de 2010

A porta do céu



"Transcende do simples ato de alimentar-se a significação da comida... Um banquete, comida coletiva, é a maior homenagem social. Certos alimentos determinam o regresso ou fixam quem lhes provou o sabor no local de origem.Comer junto é aliar-se. Companheiro vem de cum panis.
Comer o pão ou provar o sal é irmanar-se, solidarizar-se."
( Dicionário do Folclore Brasileiro - Câmara Cascudo )

Comer, para uns, é a porta do céu, para outros, a do inferno. A vida começa pela boca...o bebê tem seu primeiro contato com o mundo externo, sugando o seio da mãe. E assim, começa a nossa jornada pela vida, afinal, comer é vida.
Durante muito tempo, o homem não possuía meios de estocagem de alimentos e, então, sendo um grande predador, caçava, comia e passava um longo período procurando uma nova caça para comer novamente. Assim, nosso organismo aprendeu, ao longo da evolução, meios de estocagem de energia, já que foi submetido a longos períodos em jejum. Atualmente, o homem vive seu melhor período. Vive
em abundância, porém seu organismo não se adaptou a esse novo estilo de vida e, assim, nasceu a
obesidade. Não caçamos mais, compramos, em grandes redes de supermercado, nossos alimentos e
sentamos em frente à nossa grande fogueira moderna, a televisão. Não gastamos muita energia
trabalhando e, sim, armazenamos excesso ao sentarmos em frente a computadores.
Se o peixe morre pela boca, nós também. Assim, como a fome, o excesso de peso, que assombra
o homem moderno morador das grandes cidades, gera custos importantes para o setor de saúde. A diferença entre esses dois problemas reflete o grau de desenvolvimento de uma nação quando um desses está presente. O mais engraçado é que, no Brasil, esses dois mesclam-se de uma forma curiosa. Nosso país tem gordos desnutridos! Os carboidratos são nutrientes bastante comuns e se situam na base da pirâmide alimentar, porém a presença única desse tipo de nutriente na mesa do brasileiro, empobrece sua dieta e o torna um desnutrido. Isso demonstra, de forma figurativa,o quanto fazemos parte de um cenário contrastante.
No entanto, não podemos esquecer o prazer de comer. Alimentar-se representa muitas coisas...é forma de socialização, conforto ou até compensação de ausência ou perda. A porta do céu se abre e, quando menos se espera, um prazer inigualável e pecado dos mais inevitáveis se configuram, afinal, quem nunca sucumbiu a um bolo ou doce qualquer após uma orgia gastronômica? Sim e a sensação é quase sexual.

Bem vindos ao meu diário eletrônico cuja pretensão é discutir não só o comer, mas o prazer de se manter saudável, feliz e consciente daquilo que você coloca na boca.

Aos meus blogonautas, ósculos e amplexos...

Cum panis