quarta-feira, 5 de maio de 2010

Obesidade e seus riscos

Olá, blogonautas de plantão!

Desculpe minha ausência tão longa, mas eu estava entretida com a leitura de alguns livros, material para estudo para enriquecer meu blog e entretida com meu treino de academia. Aliás, treino que tem gerado ótimos resultados.
Sabe-se que a obesidade é uma condição que leva a muitos riscos causados por suas comorbidades. A tríade clássica ( como a chamo carinhosamente ) é formada por hipertensão, diabetes e dislipidemia.
A hipertensão ou pressão alta, diagnosticada, a princípio, como pressão arterial acima de 140X90 mmHg ou 14X9 cmHg ( existem outros parâmetros para diagnóstico que não vamos abordar aqui ) está associada a algumas doenças cardíacas e vasculares como derrames, infartos, insuficiência cardíaca, enfim, doenças que podem debilitar e deixar sequelas, podendo até matar.
O diabetes é uma doença causada por uma deficiência do pâncreas em produzir o hormônio denominado insulina. Bem, a produção escassa de insulina ou, simplesmente não produção, leva ao acúmulo de glicose no sangue levando a uma série de complicações. Dentre as complicações mais importantes, estão as complicações vasculares como a retinopatia diabética, os derrames ( acidentes vasculares cerebrais ), nefropatia diabética e, novamente, os infartos e também as complicações neurológicas como a neuropatia diabética, à qual se associa o tal do "pé diabético" .
A dislipidemia não é nada mais que o desbalanço do colesterol no sangue. Sim! Temos gordura no sangue...afinal, o sangue é um tecido. Porém, todavia, contudo, meus amigos, existem colesteróis e colesteróis...por isso mesmo chamo de desbalanço e, nessa balança, está ganhando o colesterol ruim, chamado LDL ( low density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade ). Esse lipídio ( popularmente chamado gordura ) de baixa densidade é o tal do mau colesterol, aquele que se deposita nos vasos e leva à ATEROSCLEROSE ( não é arteriosclerose, por favor ), processo inflamatório dos vasos que, agravado por essas condições todas ( hipertensão, diabetes, dieta inadequada, sedentarismo, obesidade ), pode levar às doenças cardiovasculares que abordamos lá em cima, isto é, infarto e acidente vascular cerebral.

Esclarecida a tríade clássica, gostaria de reforçar alguns pontos...

Todos esses problemas podem ser evitados ( ou driblados no caso de quem já possui alguma complicação )com uma mudança de HÁBITOS DE VIDA com a adoção de EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES. É triste ouvir isso!? Não existem segredos...as pessoas querem encontrar modos milagrosos de redução de peso, mas não existem. Afinal, ninguém engorda do dia para a noite e ninguém engorda comendo um quadradinho de chocolate uma vez por semana sem ter outros fatores que reforcem o ganho de peso como sedentarismo e as más escolhas alimentares a mesa.

Ah, sim...mesmo para os magrinhos sedentários isso é válido, já que a barriga pequena não denuncia o risco cardiovascular ( aliás, é mais perigoso, porque você nem tem aviso prévio!!! ).

Sugestão para o seu coração e o seu cérebro e a sobrevivência saudável deles: comece seja por qualquer atividade física que vc goste. Dança, caminhada, corrida, natação...30minutos do seu dia ao menos 3 vezes ao dia...seu corpo e sua mente vão agradecer. De verdade!

Sugestões para você, blogonauta, se informar melhor sobre o que andei comentando aí em cima:

Portal do diabetes
Sociedade Brasileira de Hipertensão
Cuide da dislipidemia - CPFL

Em breve: sugestões sobre treinos de corrida e outras dicas de alimentação...

Ósculos e amplexos repletos de ânimo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário