sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aquilo que te levanta da cama de manhã

Aos meus queridos blogonautas, saudações!

Antes de começar o diário de hoje, gostaria de dar os devidos créditos do título da última postagem que inspirou o texto. Minha vizinha e amiga Jaqueline veio com esse título, aparentemente, insano e jocoso. Era uma  piadinha que estávamos fazendo sobre o ritmo que iríamos se comêssemos tudo o que quiséssemos ( "Para um pouquinho! Descansa um pouquinho, come mais um lanchinho! 250 kilos!" ).
Quando escrevo esses posts ou mesmo quando não estou fazendo nada muito importante na internet, sempre fico ligada nas notícias e uma, particularmente bizarra, me surpreendeu, além das muitas outras bizarras que li hoje. Uma senhora de 38 anos moradora de Hampshire na Inglaterra eliminou 51kg em um ano malhando no wii fit. Imagina que um videogame ajudou uma senhora a sair da obesidade mórbida. 
Vocês realmente acreditam nisso!? Balela! Imagina um videogame salvar a vida de uma mulher obesa mórbida...mentira! Engraçado como usamos mecanismos para nos salvar. Ela mesma se salvou. Diante do medo e da situação de imobilidade literal em que ela vivia, ela sobressaiu-se a si mesma e tornou-se uma mulher com um peso adequado e melhorou sua vida. Sua maior motivação foi pensar que, dali a alguns anos, ela não estaria viva para acompanhar o desenvolvimento de suas duas filhas. Ontem, falamos sobre motivação ligeiramente, mas não abordamos a questão especificamente.
Vestir um biquíni que aparece no catálogo da sua grife de preferência é algo muito superficial e passageiro. Mudará junto com a próxima coleção primavera-verão fotografada na SPFW ( São Paulo Fashion Week para os "leigos" ). Claro que almejamos um corpo belo, eu também almejo! Mas sabe que é insustentável, porque:
1. A moda muda e a forma dos corpos mais bem cotados pela opinião pública também mudam. Ontem, Marilyn Monroe e Martha Rocha...hoje Gisele Bündchen e Kate Moss ( É! Eu sei que ela tem anorexia nervosa, mas ainda a imprensa a chama de deusa! )
2. Seu corpo muda com o tempo. Não dá pra ser jovem para sempre, ainda que os Stones tentem.
3. Sua cabeça muda e as motivações de vida também! Nesse bojo, a motivação para ter qualidade de vida, além de um belo corpo, surge mais forte.
4. Convenhamos que ser observado(a) é bom, mas, eventualmente, isso vai passar.
5. Viver, gostar de viver, ter prazer na vida já é um princípio para começar a pensar sobre as suas motivações verdadeiras para mudar a sua vida.
Acordar cedo para trabalhar é uma obrigação para a vida. E acordar cedo para se exercitar ou sair de casa para se exercitar? Não é. Ninguém vai bater na sua porta cobrando horas extras de exercício, a não ser que você seja um educador físico. A motivação não é só algo que vai te fazer levantar da cama, mas vai legitimar a "obrigação", gosto mais de compromisso, que você estabeleceu para si. Afinal de contas, sentir dores musculares, ficar suado, comer direito e eliminar doces e outras guloseimas configuram sacrifícios, porém a motivação está lá para lembrá-lo de que, em última análise, você se ama. Ou não? Senão, trate de se amar de alguma forma, porque o mundo não vai amá-lo se você não tiver auto-cuidado, auto-estima elevada.
Descobri que uma das coisas mais difíceis para mim, certamente é para outras pessoas, é olhar para si mesmo. Olhe para si, enumere suas qualidades, reconheça seus tesouros e exiba-os, por favor!
Pense então...se entreolhe, corteje a si mesmo.



Ósculos e amplexos, blogonautas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário