sexta-feira, 7 de maio de 2010

Nutrição para aqueles que treinam

Olá, blogonautas!

Tudo certinho com o treino? Estão comendo direitinho? Bom, pra quem treina, é importante uma ligeira mudança na dieta, afinal, é necessário um aporte calórico e uma reposição protéica importante. Não adianta ficar fazendo regime de fome, porque, caso você se revolte contra à sua dieta, você vai comer como um louco e descontar tudo o que não comeu. Além de fazer uma dieta para emagrecimento progressivo, deve-se fazer uma dieta que seja repositora dos nutrientes que se consome durante o exercício físico. Reposição nutricional, não significa reposição calórica. Senão, para que raios emagrecer? Ehehehe!!!
Antes do treino, é importante não entrar com fome. O consumo do exercício é desviado não para o consumo de gordura. Se a cada 2 a 3horas deve-se fazer uma refeição, não se pode entrar no treino sem ter comido há mais de 3 horas. O bom é consumir uma fruta 1 hora antes de iniciar o exercício.
Ah, sim, o mais importante, além disso, é a hidratação. Uma hora antes de iniciar o treino, deve-se fazer um consumo importante de água. Aquela garrafinha de 500ml já está de bom tamanho. Durante o treino, água a vontade, porém aos poucos e sem encher o estômago.
E após o treino? Importante consumir um carboidrato de rápida absorção. Recomenda-se um achocolatado que, além de, fazer a reposição de carboidrato pra continuar a "queima" após o exercício, tira a fissura por doce. A próxima refeição deve ter, certamente, uma proteína associada. Carnes brancas são altamente recomendadas. Claro que deve ter fibras em quantidade importante e carboidrato, mas a quantidade de fibras deve proporcionar satisfação, ou seja, um prato colorido com legumes e verduras deve compor essa refeição. Deve-se também continuar a prestar atenção à hidratação, já que devemos evitar a desidratação após o treino. Dores de cabeça, lentidão, falta de apetite e inquietação são sinais de desidratação. Mantenha sempre uma garrafa de água por perto. Verifique se o peso antes e depois do treino. Se houver diminuído, essa perda ocorreu em água e não se pode haver perda de peso imediata. A reposição hídrica durante o treinamento deve ser de forma que não haja uma perda de peso significativa. Mais de 1kg é uma perda que requer cuidados com a hidratação. Se 1000ml de água corresponde a 1kg, para cada kg de perda, deve-se repor 1litro de água. Calma...devagar, aos poucos. Não adianta encher o bucho de água durante o treino, porque isso também prejudica o rendimento.

Bom, mudando de assunto, mais um fim de semana está chegando e, com ele, o dia das mães! Parabéns a todas as mães estejam elas presentes ou não...curtam esse dia com elas e todos os outros também!

Ósculos e amplexos!




Pensem nisso!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O que treinar? Como treinar?

Aos meus queridos blogonautas, saudações...

Bom, chegamos ao assunto que me agrada...o que treinar? Independentemente do seu propósito com o treinamento, o importante é se mexer. Se você colocou na sua cabeça que é importante manter uma atividade física para viver melhor, muito bom! Agora você deve estabelecer o que pretende com o treinamento. Emagrecimento, condicionamento, manutenção do peso e da massa muscular ou ganho de massa muscular. Existem outros objetivos embutidos, como correr 10km ou participar de uma maratona, esses são objetivos de longo prazo que são bons pra manter o ânimo pra continuar.  
Começar um treino pode ser doloroso sim em termos físicos, mas o começo é sempre mais difícil, mas depois de duas semanas, seu corpo começa a se acostumar e as dores começam a diminuir e você até suporta melhor.
Bom, vou falar um pouco do treino de corrida que é o que estou fazendo. Para iniciar a corrida, você, blogonauta, não pode sair querendo correr uma maratona se você nunca correu, eu sei que é óbvio dizer isso, mas tem gente que não acha que é tão óbvio assim. Deve-se começar com caminhada, aquela caminhada de 30min de 3 vezes por semana. É importantíssimo manter os treinos alternados, o que se chama de cross training. Nos dias em que você não corre, você realiza outra atividade física, afinal, pra que raios manter o coração batendo devagar? Emoção! Emoção sempre!
O treino de caminhada deve mudar a cada semana ou aumentando o tempo ou aumentando a potência com ladeiras, porém progressivamente. Acrescentando 5 a 10min ao novo treino.
Na quarta semana, o trote leve pode ser introduzido...1min/2min. Não se empolgue, futuro corredor. No momento do treino, a gente se empolga e acha que pode correr sempre um pouco mais.  Deve-se manter uma rotina de treino e, muito importante é sentir-se confortável. Dor após a atividade física é sinal de que você teve lesão na musculatura, porém o mais importante é o DESCANSO após o treino, 24h de intervalo é necessária, a não ser que você vá competir no desafio do pateta ( depois eu conto dessa! ).
Ah, antes que você se sinta ludibriado quando falo em lesão, essa lesão não é algo que vai debilitá-lo e, a longo prazo, não determina nada mais grave. É algo normal...sabe aquela dor muscular de dormir em posição ruim no colchão? A mesma coisa. Não vale recorrer a remédios, não faça isso sem o conhecimento do seu médico. Sim, importante também a avaliação física dele.
Se você está acima do peso, tome cuidado, porque nem todo o obeso pode correr, caso contrário, quem paga o pato são os pobres dos joelhos. E eles não tem nada a ver com o fato de você ter decidido correr, não é? Ehehehehehe!!!!!
Depois de ter introduzido os trotes leves, os trotes devem evoluir pra após umas 12 semanas do início do treino, mas com aumento progressivo desse trote leve até completar 10min.
A partir de então, você deve iniciar uma corrida leve. Como trotar e como correr? Bem, no trote, você tem fôlego pra falar e na corrida leve, você diz frases curtas. Sacou?
Bom, a partir disso, você tem condições de correr.
Claro, antes de tudo isso, crie planilhas de treino. O link que deixei é de uma revista especializada cujo site mantém planilhas de treino para quem não tem base de onde começar. Uma coisa legal que estive lendo sobre corrida é que além de desenhar o treino, é legal escrever comentários sobre a corrida. Como você se sentiu, com quem estava correndo, se foi um treino que não rendeu tanto ou que rendeu bem...o importante é ouvir o corpo nesse momento.
Mudando ligeiramente de assunto. Para as moças que vestem tamanho acima de 42 ( afinal, Meg Cabot diz e eu assino embaixo tam 42 não é gorda! ) e se sentem bem assim, por favor, continuem se gostando, mas não deixem de fazer atividade física. Existem muitas mulheres nessa condição, que não abrem mão de comer um pouco mais ou de comer um brigadeiro a mais. Ah, aqui vai um desfile de moda de modelos plus size, adorei particularmente o último vestido preto e branco que dá a ilusão de que a modelo tem mais cintura, mais não...é praticamente o desenho de um espartilho.
Ah sim...uma polêmica que rolou no mês passado na moda foram as fotos da modelo Lizzie Miller, uma moça alta e grande que foi CONSIDERADA GORDA INCLUSIVE PARA SER MODELO PLUS SIZE. Até na moda para "gordas" já estão inventando moda, vê se pode!

Aqui vão alguns textos:
Curvas, o retorno.
The wobbly bits that shook the world
To fat to be a model?

Ósculos e amplexos com carinho!



E eu não disse que existe o desafio do pateta?

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Obesidade e seus riscos

Olá, blogonautas de plantão!

Desculpe minha ausência tão longa, mas eu estava entretida com a leitura de alguns livros, material para estudo para enriquecer meu blog e entretida com meu treino de academia. Aliás, treino que tem gerado ótimos resultados.
Sabe-se que a obesidade é uma condição que leva a muitos riscos causados por suas comorbidades. A tríade clássica ( como a chamo carinhosamente ) é formada por hipertensão, diabetes e dislipidemia.
A hipertensão ou pressão alta, diagnosticada, a princípio, como pressão arterial acima de 140X90 mmHg ou 14X9 cmHg ( existem outros parâmetros para diagnóstico que não vamos abordar aqui ) está associada a algumas doenças cardíacas e vasculares como derrames, infartos, insuficiência cardíaca, enfim, doenças que podem debilitar e deixar sequelas, podendo até matar.
O diabetes é uma doença causada por uma deficiência do pâncreas em produzir o hormônio denominado insulina. Bem, a produção escassa de insulina ou, simplesmente não produção, leva ao acúmulo de glicose no sangue levando a uma série de complicações. Dentre as complicações mais importantes, estão as complicações vasculares como a retinopatia diabética, os derrames ( acidentes vasculares cerebrais ), nefropatia diabética e, novamente, os infartos e também as complicações neurológicas como a neuropatia diabética, à qual se associa o tal do "pé diabético" .
A dislipidemia não é nada mais que o desbalanço do colesterol no sangue. Sim! Temos gordura no sangue...afinal, o sangue é um tecido. Porém, todavia, contudo, meus amigos, existem colesteróis e colesteróis...por isso mesmo chamo de desbalanço e, nessa balança, está ganhando o colesterol ruim, chamado LDL ( low density lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade ). Esse lipídio ( popularmente chamado gordura ) de baixa densidade é o tal do mau colesterol, aquele que se deposita nos vasos e leva à ATEROSCLEROSE ( não é arteriosclerose, por favor ), processo inflamatório dos vasos que, agravado por essas condições todas ( hipertensão, diabetes, dieta inadequada, sedentarismo, obesidade ), pode levar às doenças cardiovasculares que abordamos lá em cima, isto é, infarto e acidente vascular cerebral.

Esclarecida a tríade clássica, gostaria de reforçar alguns pontos...

Todos esses problemas podem ser evitados ( ou driblados no caso de quem já possui alguma complicação )com uma mudança de HÁBITOS DE VIDA com a adoção de EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES. É triste ouvir isso!? Não existem segredos...as pessoas querem encontrar modos milagrosos de redução de peso, mas não existem. Afinal, ninguém engorda do dia para a noite e ninguém engorda comendo um quadradinho de chocolate uma vez por semana sem ter outros fatores que reforcem o ganho de peso como sedentarismo e as más escolhas alimentares a mesa.

Ah, sim...mesmo para os magrinhos sedentários isso é válido, já que a barriga pequena não denuncia o risco cardiovascular ( aliás, é mais perigoso, porque você nem tem aviso prévio!!! ).

Sugestão para o seu coração e o seu cérebro e a sobrevivência saudável deles: comece seja por qualquer atividade física que vc goste. Dança, caminhada, corrida, natação...30minutos do seu dia ao menos 3 vezes ao dia...seu corpo e sua mente vão agradecer. De verdade!

Sugestões para você, blogonauta, se informar melhor sobre o que andei comentando aí em cima:

Portal do diabetes
Sociedade Brasileira de Hipertensão
Cuide da dislipidemia - CPFL

Em breve: sugestões sobre treinos de corrida e outras dicas de alimentação...

Ósculos e amplexos repletos de ânimo!